Consórcio Honda Motos e Carros – Informações

Confira o que é o Consórcio Nacional Honda e quem pode participar dos grupos.

Como todo consórcio, o Consórcio Nacional Honda é a formação de um grupo fechado de pessoas físicas ou jurídicas, para a aquisição de motocicletas ou automóveis. Pode participar qualquer pessoa maior de 18 anos; menores de 16 e 17 anos também podem adquirir cotas, com a autorização dos pais ou representantes legais, cuja assinatura é obrigatória na proposta de adesão.

consórcio honda

O que é o Consórcio Honda? Quem pode participar?

A Honda oferece planos de 12 a 72 meses para a aquisição de motocicletas e de 60 meses, para automóveis. Os bens são sorteados mensalmente e também podem ser arrematados por lances. O número de cotistas contemplados a cada mês é definido na organização do grupo.

Na verdade, o consórcio é uma forma de poupança comum. Os valores pagos mensalmente pelos membros do grupo são utilizados para financiar os bens ou serviços contratados. Quem adere a um consórcio não deve ter pressa para adquirir o bem: num plano de 60 meses, são realizadas até 60 assembleias (o número pode ser menor, caso haja mais de um sorteio ou a possibilidade de oferecer lances a cada mês). Além disto, em grupos ainda não fechados, é preciso esperar a venda de todas as cotas, antes que sejam iniciadas as contemplações.

Entenda omo funciona o Consórcio Honda

O número de participantes é definido pela fórmula [número de mensalidades] X [total de sorteios e lances mensais]. Assim, um plano de 36 meses, com quatro contemplações mensais, terá 144 cotas. Neste caso, os participantes poderão levar até três anos para receber seu crédito.

Ao adquirir uma cota do Consórcio Honda, não é feita nenhuma análise de crédito e, portanto, quem tem problemas de crédito, com a inscrição do CPF no Serviço de Proteção ao Crédito (inadimplência em crediários, outros financiamentos, etc.) ou no Serasa (problemas com cheques devolvidos, não pagamento da fatura de cartões de crédito, etc.) pode aderir ao consórcio.

No entanto, para retirar o bem, é preciso estar adimplente. Assim, cotistas com débitos em outras instituições precisam quitá-los antes de receber sua moto ou automóvel. Esta é uma norma definida pelo Banco Central do Brasil, órgão responsável por normatizar e fiscalizar todos os consórcios do país.

honda consórcio nacional

A Honda oferece três tipos de consórcios:

  • Mega Fácil (50 a 72 parcelas);
  • Normal (12 a 36 parcelas);
  • Super Legal (36 a 72 parcelas).

Em todos eles, já estão incluídas as despesas com o emplacamento, frete e seguro obrigatório. Quanto maior o prazo escolhido, maiores são a taxa de administração e o fundo de reserva.

Os valores das mensalidades, no entanto, são bastante baixos, se comparados à mensalidade de uma compra direta na concessionária. O Consórcio Nacional Honda não cobra taxa de adesão, entrada, nem juros, reduzindo sensivelmente as parcelas.


10 Comentários sobre “Consórcio Honda Motos e Carros – Informações”. Participe também!
  1. emanuel alves

    é isto galera a cb 300 é uma moto que na categoria( bom e ótimo)
    eu daria a nota ótimo pq a moto é muito boa ….

    • alessandra da silva alves

      quero pagar as parcelas em atraso!!!!!

  2. jaci parreira

    quero saber como faço para adquerir um consorsorcio

  3. Eneide christiane paixão de carvalho

    Quero saber como está o andamento do meu consórcio

    • Elisângela maria gregório

      QUERO SABER PORQUE EU AINDA NÃO RECEBI A MOTO ,POR QUE DIA 06 DE JANEIRO FUI SORTEADA NO CONSORCIO HONDA COM UMA BROS 150 E JA PAGUEI O LANCE E FRETE .

  4. Rosemiro assunção de souza

    O consocio nacional honda tem moto aquática?

  5. stael goulart dias

    boa tarde.fiz um consorcio a alguns anos atras e desisti de pagar por estar desempregada ,como faço para rever o meu dinheiro de volta?

  6. julio cesar rodrigues

    Bom dia gostaria muito de saber como faço para receber o meu dinheiro que foi pago no consórcio nacional Honda,comecei a pagar dia 19/09/2008,ja derão 5 anos e ate hoje não me envião a carta com a data me ajude por favor

  7. Ivanildo gomes da silva

    porque o meu consorcio aumentou de 202,63 para 213,26 me esplique por favor,que aumento foi esse.

  8. jacksom

    lvanildo gomes tem almento porque a motovai almentando de preço ou baixa o preço aieles vai aumentando as parcelas mas e muito pouco

Faça um Comentário